26 maio 2009

Circuito Surf Algarve – UMA OUTRA PERSPECTIVA!

Um olhar diferente para um pormenor.
Um olhar de baixo, de lado, por de trás do arbusto.

O nos apercebermos do que demais se passa à nossa volta, do que é importante, no que podemos ajudar.

O contemplar e desfrutar aquilo que nos rodeia!

O regresso a casa com uma Outra Perspectiva!












PERSPECTIVAS ANTES E AGORA

Muitos desta nova geração talvez não saibam mas os seus treinadores, e os organizadores deste evento, foram designados como Geração Rasca.

Entre muitas outras razões, o ‘Rasca’ deveu-se a privilegiarem os convívios! Maioria das vezes ausentes de elitismos ou preconceitos no que se refere ao seu ciclo de amizades.

Esse grito de Liberdade reflectiu-se também porque “Simplesmente” puseram em causa aquilo que lhes impunham, e trabalharam e trabalham naquilo que lhes confere prazer e Gratificação!

O prazer coloca perfeição no trabalho!
Os resultados estão à Vista! Temos exímios treinadores e Atletas a condizer.

- Atletas, tenham em consideração a dedicação presente de quem vos apoia e lembrem-se que como tudo na vida, damos e recebemos, a confiança é uma relação de envolvimento que nos faz crescer e ser capaz.

A receita para o sucesso é simples, assim como as árvores, Enraízem e Cresçam – Respeitem-se e Sejam Autênticos. Contribuam, participando e apoiando quem vos apoia.

É um Grande Orgulho poder participar, em eventos com um Ambiente assim!
Parabéns a Todos!
Aprendamos e partilhamos!


AGORA, corram ao site para ver as fotos! :)
Cliquem aqui!

19 maio 2009

O Fim de Semana e as URTIGAS

Mais do que um fim de semana de lazer, inspiração, de convívio e contacto com a Natureza, aprendemos muita coisa nestes fins de semana que organizamos!

No último, dedicado às Plantas Aromáticas e Medicinais estivemos com a Fernanda, a Luisa, a Ilda, o Rui, a Alexandra, a Joelle, e a Leonor! Juntos fomos à Feira das Ervas Alimentares da Orada, fizemos passeatas, identificámos plantas, provámos sopas alentejanas, vimos cozinhar e dançar!!
:)

REGRESSO AO PASSADO, PRESENTE E FUTURO!

Noutros tempos e na maioria das civilizações eram os anciões quem governavam e orientavam o futuro da civilização!

Porquê?
- A experiência adquirida
- A serenidade vivida
- O sentimento da efemeridade da vida e de passar às próximas gerações os ensinamentos de uma Vida

O que é realmente importante?
O Eco da Terra – Escutar os saberes da Terra. O respeito e desfrute da Natureza!

Assim foi o nosso fim-de-semana das Plantas, extremamente rico em modernos e antigos conhecimentos e partilhas.




O QUE APRENDEMOS?

Muita coisa!!!
Nós, já começámos a aplicar :)

Entre recolha de plantas, que agora conseguimos identificar e já não nos passam despercebidas, temos feito muitos chazinhos e com as regras aplicadas a preceito!


E AS URTIGAS??

Quem diria que estas grandes “pragas” dos jardins afinal podem fazer muito bem tanto para a nossa saúde como para as plantas e na horta.

Na agricultura biológica, o CHORUME DE URTIGA é muito utilizado, no tratamento das outras plantas, ajudando-as a combater pestes, fortalecendo-as e protegendo-as contra a invasão de parasitas.

Ingredientes:
500 g de urtiga fresca ou 100g de urtiga seca e 10 litros de água.

Preparação: Colocar 500 gramas de urtiga fresca ou 100 gramas de urtiga seca em 10 litros de água e deixar alguns dias:
- se 2 dias – pode-se aplicar directamente sobre as plantas atacadas, serve como pesticida biológico;
- se ficar a macerar por 15 dias, serve como fertilizante/estimulante. Esta solução concentrada deve ser diluída em mais água e, sendo uma parte da solução concentrada para 10 partes de água (10% de concentrado).

Atenção, após fermentação devem filtrar bem, pois restos de folhas fazem com que a fermentação continue. Como prepara pouca quantidade tente utilizar todo logo após preparado. Não aplique puro, acima dos 20% de diluição tem efeitos adversos.


O QUE FIZEMOS?

Bom, entretanto, como ainda não havia pesquisado muito bem todas as informações sobre o Chorume de Urtigas e dado que o tempo que íamos estar no quintal do meu avô se resumia a 3 dias. O que fizemos?

Apanhámos uma série de urtigas que havia no quintal e colocámos num grande alguidar. As proporções não deviam ser as correctas, pois tínhamos bastantes urtigas tendo em conta a quantidade de água. Entretanto, aquecemos potes de barro de água no lume de chão da minha madrinha e fizemos um “chá de urtigas”. No outro dia, depois do chá já arrefecido, regámos as flores que tínhamos plantado e podado da última vez, para fortalece-las e protege-las.



O RESULTADO?

Vamos ver na próxima vez que regressarmos ao Alentejo :)

A proporção de urtigas para água não devia ser a correcta, e acelerámos o processo fazendo um chá em vez de as deixar a macerar durante 15 dias!!!

Pode ser que o que conte seja a intenção :)